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Vazamento de vácuo ou falha no servo freio?

14K views 15 replies 6 participants last post by  hateutopia  
#1 ·
Olá a todos.

Hoje aconteceu algo um pouco estranho. A situação:
Chego em casa, estaciono, o pé está no pedal do freio e o carro está funcionando. Desligo o carro com o pé ainda no pedal do freio - e começo a sentir que ele está pressionando forte contra o meu pé, até que parece que não sobrou vácuo.
Eu não bombeei o pedal do freio depois que o carro desligou, mantive o pé e ele passou de bom e macio para duro como pedra, exatamente como seria se eu tivesse bombeado o pedal com o motor desligado.

Levei para dar uma volta curta - o pedal parece um pouco estranho, um pouco menos curso antes de ser difícil de pressionar, e uma vez, por um breve momento - o reforço do freio simplesmente desapareceu, então não havia nenhuma frenagem sem pressionar muito forte no pedal, mas voltou assim que eu acelerei.

Poderia ser apenas um vazamento de vácuo em algum lugar, ou o servo-freio estragou?

Meu carro teve um problema estranho em que ele acelerava sozinho a cada 2-3 minutos de marcha lenta para 1700 rpm, e sinto que pode ser um pequeno vazamento de vácuo em algum lugar, mas ainda não encontrei.

Qualquer sugestão seria muito bem-vinda,
Obrigado!
 
#2 ·
Se você rodar o motor por um bom tempo para criar vácuo e, em seguida, usar uma braçadeira de mangueira para cortar uma das mangueiras de vácuo de borracha para o servo freio, então, em teoria, o servo freio deve manter esse vácuo enquanto você pressiona o pedal por um bom tempo. Se o pedal perder a assistência a vácuo com bastante rapidez, eu diria que o servo está vazando, mas se o pedal permanecer bom, isso sugeriria um vazamento na linha de vácuo.
 
#3 ·
Se você ligar o motor por um bom tempo para criar vácuo e, em seguida, usar uma braçadeira de mangueira para cortar uma das mangueiras de vácuo de borracha para o servo freio, então, em teoria, o servo freio deve manter esse vácuo enquanto você pressiona o pedal por um bom tempo. Se o pedal perder a assistência a vácuo muito rapidamente, eu diria que o servo freio está vazando, mas se o pedal permanecer bom, isso sugeriria um vazamento na linha de vácuo.
Não tentei isso ainda, não tive tempo ontem para fazer um diagnóstico adequado.
O que posso dizer agora - ele perde todo o vácuo em um período de 2-5 segundos após o carro desligar.

Eu sei de uma mangueira de vácuo indo para o servo freio da bomba de vácuo. Essa é a que eu teria que verificar? Ou existem mangueiras/válvulas de vácuo ocultas para ou do servo freio?
 
#8 ·
A sua preocupação é inválida. Com o motor a funcionar, tem assistência a vácuo para o ajudar a operar os travões. Com o motor desligado, a assistência a vácuo desaparece e não tem mais assistência. Se estivesse com um problema, o seu conjunto de sintomas seria diferente.
Sim, eu percebo o que está a dizer, mas a funcionalidade do pedal do travão é estranha. Pense por si mesmo:
Imagine que desliga o seu carro e depois decide carregar no pedal do travão - na primeira vez será macio, depois um pouco mais duro, e na 3ª ou 4ª vez - muito duro. Isso acontece porque bombeou todo o vácuo para fora, e isso é normal.

O que eu tenho - desligo o carro e imediatamente o pedal do travão está super duro, sem vácuo nenhum. Por isso, parece que não o mantém dentro do sistema.

Estou a verificar as tubagens agora, vou atualizar em breve
 
#9 ·
Parece que encontrei o problema.

A causa foi o tubo de vácuo que vai da bomba de vácuo ao servo-freio:
Onde ele se conecta à bomba de vácuo, há um pedaço de borracha mais macia, que estava rachado em vários lugares e definitivamente vazava um pouco de vácuo.
Substituí-o temporariamente por um tubo de borracha aleatório que encontrei - os freios funcionam perfeitamente agora.

Então, o que resta fazer - comprar um pedaço de tubo de borracha de alta qualidade e substituí-lo. Acabou sendo um trabalho de 2 dólares, adoro isso.
 
#10 ·
Tem que ser uma mangueira de vácuo, pois é internamente reforçada para que não entre em colapso quando sob vácuo. Qualquer loja de peças deve ter essa mangueira em estoque em um carretel ou, se for uma mangueira moldada com curvas, então é um trabalho de revendedor ou Ebay ou FCP Euro se estiver nos EUA.
 
#11 ·
Tem que ser uma mangueira de vácuo, pois é internamente reforçada para que não entre em colapso para dentro quando sob vácuo. Qualquer loja de peças deve ter essa mangueira em estoque em um carretel ou, se for uma mangueira moldada com curvas, então é um trabalho de revendedor ou Ebay ou FCP Euro, se nos EUA.
Sim, só preciso de cerca de 10 cm de uma mangueira de vácuo para consertá-lo. Há uma pequena curva de cerca de 30 graus, então não há necessidade de nada especial.

E a propósito - acho que esse foi o problema pelo qual o carro acelerou para 1700 rpm. Agora deixei-o aquecer com este tubo temporário rinky-dinky - parece ficar bom e estável. Sem aceleração, sem falhas - apenas uma solução perfeita para todos os meus problemas

Obrigado a todos por ajudarem, agradeço muito!
 
#13 · (Edited)
Se você ligar o motor por um bom tempo para criar vácuo e, em seguida, usar uma braçadeira de mangueira para cortar uma das mangueiras de vácuo de borracha para o servo freio, então, em teoria, o servo freio deve manter esse vácuo enquanto você pressiona o pedal por um bom tempo.
Essas mangueiras são mangueiras duras especiais reforçadas e eu não tentaria prendê-las, pois isso pode danificar a mangueira.
Não há necessidade de prender a mangueira, pois ela já possui uma válvula de retenção unidirecional na extremidade que é conectada ao servo.
Eu chego em casa, estaciono, o pé está no pedal do freio e o carro está funcionando. Eu desligo o carro com o pé ainda no pedal do freio - e começo a sentir que ele está pressionando com força contra meu pé, até que parece que não há mais vácuo.
Esta descrição não está correta para o problema: a mangueira que conecta a bomba de jato ao servo freio tinha um grande vazamento e, portanto, o servo freio nunca teve vácuo suficiente para auxiliar, independentemente de o motor estar funcionando ou desligado.
A descrição me fez pensar que o servo freio estava vazando, o que não é o caso.
 
#14 ·
Essas mangueiras são mangueiras duras reforçadas especiais e eu não tentaria prendê-las, pois isso pode danificar a mangueira.
Não há necessidade de prender a mangueira, pois ela já possui uma válvula de retenção unidirecional na extremidade que é conectada ao recipiente do booster.

Esta descrição não está correta para o problema: a mangueira que conecta a bomba de jato ao booster tinha um grande vazamento e, portanto, o booster nunca teve vácuo suficiente para auxiliar, independentemente de o motor estar funcionando ou desligado.
A descrição me fez pensar que o booster estava vazando, o que não é o caso.
O problema que eu estava tendo me fez pensar que era o booster com vazamento também, porque, ao dirigir, estava mais ou menos ok, talvez o pedal estivesse um pouco mais duro do que o normal.
Então, eu coloquei esta nova peça de tubo - e parece manter o vácuo agora, mesmo quando o carro está desligado - Ele permanece lá.

Não faz muito sentido para mim que o booster a vácuo só vaze às vezes e às vezes não. E isso me faz pensar que esse tubo foi o culpado, mas, por outro lado, qual o papel dele em manter o vácuo no servo freio?

Idk, vou tirar um tempo para dirigir e tentar sentir se o problema foi 100% resolvido, talvez não seja.
Mas até agora, cerca de 100 km rodados - parece bom
 
#15 ·
Não faz muito sentido para mim que o servo-freio só vaze às vezes, e às vezes não. E isso me faz pensar que esta mangueira foi a culpada, mas, novamente - qual o papel dela em manter o vácuo no servo-freio?
Essa mangueira não desempenha nenhum papel em manter o vácuo no servo-freio. A única função da mangueira é criar vácuo na bomba.
Com a mangueira com vazamento, o servo-freio não foi carregado com vácuo suficiente para um funcionamento adequado, ponto.
 
#16 ·
Essa mangueira não desempenha nenhum papel em manter o vácuo do servo freio. A única função da mangueira é criar vácuo na bomba.
Com a mangueira com vazamento, o servo freio não foi carregado com vácuo suficiente para um funcionamento adequado, ponto.
Sim, acho que você está certo, obrigado pela explicação completa.

Você parece bastante experiente, então talvez pudesse responder a mais uma pergunta, possivelmente sobre vácuo.
Meu carro pode acelerar ocasionalmente (a cada 2-3 minutos) da marcha lenta para 1700 rpm por causa de um vazamento de vácuo em algum lugar? Ele faz isso quase em todos os semáforos, ele vai lentamente até 1700 rpm e então cai imediatamente de volta para a marcha lenta normal. Verifiquei as velas de ignição, bobinas, MAF - nada lá. Sem problemas ao escanear, sem falhas de ignição - muito estranho

Meu carro é e46 318ti, motor N42B20