E46 Fanatics Forum banner

Medidor de temperatura do óleo integrado

13K views 13 replies 5 participants last post by  t.er  
#1 · (Edited)
Trazendo isso do ZHP Mafia, caso alguém esteja interessado. Sempre quis um medidor de temperatura do óleo, mas queria manter uma aparência 100% original para o meu carro. O sensor de nível de óleo original é, na verdade, um sensor de temperatura do óleo na bandeja, e mede o nível de óleo com base na taxa de rejeição de calor para o óleo circundante:

Image

Este módulo basicamente pega o sinal do sensor de nível de óleo e o exibe em sua unidade de calor original, junto com a temperatura do líquido de arrefecimento, a voltagem da bateria e a velocidade do veículo (que você pode percorrer com o botão BC). As instruções dizem que tudo o que você precisa fazer é conectar 4 fios (para alimentação + sinal) e 2 fios em série para o botão BC (para controlar o que ele exibe). Muitos carros são pré-cabeados para ter o sinal do sensor de nível de óleo nos plugues do IKE, no entanto, o meu não veio com um. Então eu tive que estender o fio para a carcaça do DME e pegar o sinal de lá. Além desse fio, segui as instruções à risca.

Módulo totalmente integrado, antes de colocar o painel de instrumentos de volta:

Image

Image

Roteamento do fio para o sinal de nível de óleo:

Image

Image

Exibição da temperatura do óleo:

Image

Embora esta modificação não tenha corrido como planejado (exigindo o roteamento do fio extra através da parede de fogo), ainda estou feliz por tê-la no meu carro, pois será útil nos dias de pista que eu tinha planejado para este verão (lolz). A temperatura do óleo indicada parece muito razoável - fica atrás da temperatura do líquido de arrefecimento em cerca de 30-40 graus até que ambos estejam em funcionamento, onde durante a condução normal fica em torno de 98-100 graus. Ainda não tive a chance de forçar o carro, mas estou curioso para saber quais seriam as temperaturas máximas do óleo sem um resfriador de óleo.

#2 ·
Carrying this over from ZHP Mafia in case people are interested. I’ve always wanted an oil temp gauge, but wanted to retain a 100% stock look for my car. The stock oil level sensor is actually a oil temp sensor in the pan, and measures oil level based off heat rejection rate to surrounding oil:
Não é verdade nos não-Ms. Eles têm um termistor na carcaça do filtro de óleo para a temperatura do óleo.

#3 ·
Não é verdade nos não-Ms. Eles têm um termistor na carcaça do filtro de óleo para a temperatura do óleo.
Mas ... não são todos os sensores de temperatura simplesmente termistores? Como o sensor de temperatura ambiente; se eu me lembro corretamente, a resistência diminui à medida que a temperatura aumenta, a partir da qual o DME extrapola a temperatura.

#6 ·
Parece que seria mais fácil apenas ler o sensor na carcaça do filtro de óleo -

PASoft pode fazer isso, e de forma alguma é inovador hoje em dia.

t
Eu posso ler a temperatura do óleo no INPA, mas eu não gostaria de ter que conectar meu laptop toda vez que eu quiser fazer isso. Pelo menos com isso você controla com o botão BC para percorrer a temperatura do óleo e do líquido de arrefecimento, a voltagem da bateria e a velocidade do veículo. Para mim, ter uma leitura ao vivo da temperatura do óleo é importante, tanto para aquecimento quanto na pista para garantir que eu não estou superaquecendo o óleo.

#14 ·
Alguma maneira fácil de verificar a pré-fiação? Ou terei que cavar na caixa DME?
Não, você só precisa puxar o painel de instrumentos e olhar para o conector de 26 pinos. Retire o conector da sua carcaça, há uma pequena aba que você pressiona, então ele simplesmente desliza para fora. Os pinos são numerados no conector, então se você tiver um fio no pino 17, você pode simplesmente emendar nele.

Abaixo está uma foto daquele no meu carro - o pino 17 está vazio.

Image