E46 Fanatics Forum banner

fluido de transmissão GM 5L40E

44K views 44 replies 19 participants last post by  Newbimer  
#1 · (Edited)
Tenho um BMW 330ci de 2005, acabei de trocar o fluido e o filtro da transmissão por fluido Castrol Transmax Import Multi-Vehicle. Este é o fluido de transmissão errado? Preciso trocar? Coloquei três quartos deste fluido com um quarto de aditivo Lucas para transmissão. Esta transmissão tem 107.319 milhas. Alguém já usou este fluido de transmissão Castrol em um GM 5L40E? Por favor, ajude!

#2 ·
Aqui está a "lista oficial de ATF", que mostra que o fluido é para a transmissão zf e não gm. Não tenho certeza se isso é realmente um problema ou não. Você já dirigiu?

https://forum.e46fanatics.com/showthread.php?t=1125083

Fwiw, eu uso Valvoline Max Life Multi Vehicle na minha transmissão gm. Funciona bem e é barato na walmart.

#5 · (Edited)
O GM 5L40E é um projeto de meados da década de 1990 que especificava o fluido GM daquela época - Dexron III. Quando a GM parou de licenciar essa designação/especificação, eles a substituíram por Dexron VI. O fluido Castrol que você usou é especificado pela Castrol para importações japonesas. A Castrol tem um ATF sintético 'Dex/Merc' que eles especificam para aplicações 'Dexron III mais antigas'. Você não diz por que escolheu usar o aditivo Lucas. Existe algum problema? Um fluido 'alta quilometragem' popular é o ATF sintético 'High mileage' da Valvoline. Ele foi usado por muitos membros deste fórum.

Uma palavra de cautela. A transmissão foi originalmente preenchida pela BMW com um fluido Texaco que foi descontinuado há muito tempo. Ninguém sabe qual era esse fluido - você não consegue encontrar as especificações em nenhum lugar - ou uma lista de compatibilidade fornecida pela fábrica. Alguns tipos diferentes de fluidos de transmissão não se misturam bem - algumas combinações podem produzir um fluido cáustico. Por essa razão, algumas pessoas recomendam uma 'drenagem e enchimento 3 vezes' na primeira vez que você troca o fluido. Para trocas subsequentes, use o mesmo fluido. Isso deve remover a maior parte do fluido antigo.

#7 ·
O GM 5L40E é um projeto de meados da década de 1990 que especificava o fluido GM daquela época - Dexron III. Quando a GM parou de licenciar essa designação/especificação, eles a substituíram por Dexron VI. O fluido Castrol que você usou é especificado pela Castrol para importações japonesas. A Castrol tem um ATF sintético 'Dex/Merc' que eles especificam para aplicações 'Dexron III mais antigas'. Você não diz por que escolheu usar o aditivo Lucas. Existe algum problema? Um fluido 'alta quilometragem' popular é o ATF sintético 'High mileage' da Valvoline. Ele foi usado por muitos membros deste fórum.

Uma palavra de cautela. A transmissão foi originalmente preenchida pela BMW com um fluido Texaco que foi descontinuado há muito tempo. Ninguém sabe qual era esse fluido - você não consegue encontrar as especificações em nenhum lugar - ou uma lista de compatibilidade fornecida pela fábrica. Alguns tipos diferentes de fluidos de transmissão não se misturam bem - algumas combinações podem produzir um fluido cáustico. Por essa razão, algumas pessoas recomendam 'drenar e encher 3 vezes' na primeira vez que você troca o fluido. Para trocas subsequentes, use o mesmo fluido. Isso deve remover a maior parte do fluido antigo.
A bandeja estava vazando e a redução de 3 para 2 está mudando mais difícil do que o normal. Vejo que há uma atualização piscando para corrigir o problema. Eu uso LUCAS quando os carros são mais velhos. Eu acho que isso ajuda. Alguns acham que isso é uma perda de tempo. No meu tempo livre, eu compro e vendo carros.

#6 ·
Acabei de fazer a manutenção da transmissão do nosso xi, que tem uma unidade GM. Comprei um kit de serviço de transmissão BMW que vem com tudo, exceto fluido. Eles até têm parafusos e ímãs novos no kit. Usei o Fluido Dex IV de fábrica, pr#83-22-2-163-514. A diferença que fez depois foi simplesmente impressionante. Muito mais suave, mudou de marcha melhor, livrou-se das vibrações quando o carro está parado no semáforo.
Cumprimentos

#9 ·
Mike, você está bem. Eu tenho um 325i de 2005 com 114k e a transmissão GM quando troquei o fluido há 18 meses. Usei o mesmo Fluido Castrol que você. Sem problemas, sem soluços. O fluido velho estava um pouco mais escuro quando drenado. Mas nada de muito preocupante depois de 14 anos. Não pense muito nisso. Como qualquer coisa aqui, espere neste tópico tempo suficiente e alguém o convencerá de que você envenenou seu filho.

#14 ·
Mike, você está bem. Eu tenho um 325i 2005 com 114k e a transmissão GM quando troquei o fluido há 18 meses. Usei o mesmo Fluido Castrol que você. Sem problemas, soluços. O fluido antigo estava um pouco mais escuro quando drenado. Mas nada de muito problemático depois de 14 anos. Não pense muito nisso. Como qualquer coisa aqui, espere neste tópico tempo suficiente e alguém o convencerá de que você envenenou seu filho.
Obrigado, você está certo. Eu mudei para Dextron Vi Valvoline Maxlife. Eu queria drenar para ver se este Castrol Transmax era ruim para esta transmissão GM. Minha análise é que houve descoloração do fluido com fluido vermelho. Acho que a descoloração foi o que estava no conversor de torque. Havia um fluido vermelho na mistura. Eu usei este CASTROL max life por 6 dias antes de drenar.

#10 ·
Não alimente seus filhos com Castrol Transmax ou você os envenenará. Sim, eu o deixaria em sua transmissão. É discutível se o Dexron 6 é necessário. Usei Liqui Moly Top Tec 1200. Isso está listado como compatível com ZF, mas ouvi de várias fontes que é semelhante ao ETL-8072 original para o GM.

#11 ·
Tenho um BMW 330ci 2005, acabei de trocar o fluido e o filtro da transmissão para o fluido Castrol Transmax Import Multi-Vehicle. Este é o fluido de transmissão errado? Preciso trocar? Coloquei três quartos deste fluido com um quarto de aditivo Lucas. Esta transmissão tem 107.319 milhas. Alguém já usou este fluido de transmissão Castrol no GM 5L40E? Por favor, ajude!
Embora você não tenha usado o mais recente e melhor em termos de especificações da GM, você ainda deve estar bem.

Castrol said:
Castrol® Transmax™ Import Multi-Vehicle é projetado para uso na maioria dos veículos Honda, Toyota e Nissan, bem como em muitas outras marcas importadas. Ele excede os requisitos do padrão de desempenho JASO-1A criado pelos fabricantes de automóveis japoneses.

Ele também excede os requisitos DEXRON®-IIIH, MERCON®V e MERCON®.
https://www.castrol.com/en_cr/ccsa/...-oil-and-fluids/auto-transmission-fluids.html#tab_transmax-import-multi-vehicle

Um fluido que atende à especificação Dexron IIIH (revisão GM lançada em '03) é provavelmente o que sua transmissão foi preenchida de fábrica.

Estou mais curioso sobre o aditivo Lucas... por que você o usou? Se for para tratar um sintoma, você notou alguma melhora?

#13 ·
Eu vi todos os fluidos de transmissão automática BMW, o enchimento de fábrica, o fluido BMW ONLY subsequente e as atualizações das recomendações da fábrica e os observei de perto. Eu preciso, faz parte de como cuidamos de meus clientes.

As transmissões GM foram preenchidas com Texaco ETL 8072B. Este era um híbrido Dex. 3 fluido.
Há alguns anos, a BMW emitiu um Boletim de Peças aconselhando os revendedores a usar um Dexron VI de origem local para quaisquer reparos e/ou recargas necessárias durante o curso dos reparos.

Desde então (há mais de uma década), temos feito a manutenção/enchimento de qualquer A5S390R ou A5S360R com um Dexron VI (Dex 6) de alta qualidade sem problemas.

Você deve ficar bem. Estou apenas compartilhando as recomendações da fábrica e o que usamos.

#29 ·
Eu vi todos os fluidos de transmissão automática BMW, o enchimento de fábrica, o fluido BMW SOMENTE subsequente e as atualizações das recomendações da fábrica e os observei de perto. Eu preciso, faz parte de como cuidamos de meus clientes.

As transmissões GM foram preenchidas com Texaco ETL 8072B. Este era um híbrido Dex. 3 fluido.
Há alguns anos, a BMW emitiu um Boletim de Peças aconselhando os revendedores a usar um Dexron VI procurado localmente para quaisquer reparos e/ou complementos necessários durante o curso dos reparos.

Desde então (há mais de uma década), temos feito a manutenção/enchimento de qualquer A5S390R ou A5S360R com um Dexron VI (Dex 6) de alta qualidade sem problemas.

Você deve estar bem. Estou apenas compartilhando as recomendações da fábrica e o que usamos.
Don, O que você considera ser Dexron VI de "alta qualidade"? Alguma sugestão?

#15 · (Edited)
Tenho um BMW 330ci 2005, acabei de trocar o fluido e o filtro da transmissão para o fluido Castrol Transmax Import Multi-Vehicle. Este é o fluido de transmissão errado? Preciso trocar? Coloquei três quartos deste fluido com um quarto de fluido de reparo de transmissão Lucas. Esta transmissão tem 107.319 milhas. Alguém já usou este fluido de transmissão Castrol no GM 5L40E? Por favor, ajude!
Atualização ontem à noite, mudei para DEXRON VI. Fiz algumas pesquisas e tenho um tópico para o grupo. Recebi isso de um amigo engenheiro que trabalha na Spartanburg Plant que fabrica BMW.

https://www.newtis.info/tisv2/a/en/

Eu queria drenar para ver se este fluido Castrol Transmax Multi-Vehicle era ruim. Minha análise é que vi uma descoloração e fluido vermelho quando drenei. Eu tinha este fluido Castrol por 6 dias. Este Castrol não corrigiu os problemas de redução de marcha. Quando mudei para Valvoline max life Dextron Vi, isso não mudou as reduções de marcha difíceis.

Meu amigo engenheiro disse que você pode colocar Dextron Vi nesta transmissão GM se quiser obter uma longa vida útil, ele recomendou o uso de fluido de transmissão D2
Neste tópico, encontrei fabricantes aprovados pela BMW se você não conseguir encontrar e-mail e enviarei HTTP.

Também recomendo comprar um Bondhus 08-0421 00015 HEX-PRO Pivot Head Torx Wrench Set, Inclui tamanhos: T25, T27, T30, T40, T45 e T50 (6 peças), Cromado. Que dor de cabeça para tirar aquele T-45 Torx sem.
Espero que isso ajude aqueles que são novos na família BMW.

#16 · (Edited)
... de um amigo engenheiro que trabalha na fábrica de Spartanburg que fabrica BMW. ... disse que você pode colocar Dextron Vi nesta transmissão GM se quiser obter uma longa vida útil, ele recomendou o uso de fluido de transmissão D2
Interessante, eu me pergunto qual seria a desvantagem do D2 em nossos carros. Eu estava indo com D3 (Liquimoly toptec 1200) com base na classificação BMW *8072 e no conselho de que é o mais próximo do enchimento original de fábrica da Texaco. A maioria das pessoas usa D6 com base nas recomendações da BMW e da GM.

#17 ·
Mike, sobre a redução de marcha brusca:

- Você verificou se seu veículo estava nivelado?
- Você seguiu o procedimento de enchimento corretamente (duas etapas, em temperaturas diferentes)?
- Quando você soltou o cárter, algo metálico (além do material fino no ímã)?

Essas transmissões GM, quando não são abusadas, são bastante duráveis, então espero que este não seja um sinal de que está começando a falhar.

Se tudo o que foi dito acima estiver correto, uma atualização de software pode ser necessária. Fiz isso recentemente (cortesia de BaliDawg) e a transmissão nunca pareceu tão suave.

#18 ·
Mike, em relação às reduções bruscas:

- Você verificou se seu veículo estava nivelado?
- Você seguiu o procedimento de enchimento corretamente (duas etapas, em temperaturas diferentes)?
- Quando você removeu o cárter, algo metálico (além do material fino no ímã)?

Essas transmissões GM, quando não são abusadas, são bastante duráveis, então espero que este não seja um sinal de que está começando a falhar.

Se tudo o que foi dito acima estiver correto, uma atualização de software pode ser necessária. Fiz isso recentemente (cortesia de BaliDawg) e a transmissão nunca pareceu tão suave.
Sim, o fluido está bom, eu rodei até esquentar. Coloquei 3,75 litros desta vez sem LUCAS. Vou drenar mais uma vez e adicionar um pouco de D2 no próximo fim de semana, como meu amigo engenheiro disse. Minha opinião é que uma atualização de software é necessária. Engraçado, só acontece às vezes. Quando você coloca no modo manual e deixa a transmissão reduzir a marcha sozinha no modo manual, funciona bem. Quando você deixa no modo normal, acontece toda vez.

#22 ·
Em casa agora sem óculos na minha frente.
Não se enche a transmissão quente.

Em vez disso, encha até pingar, comece no estacionamento e encha o resto entre 30-50 graus Celsius.

Qualquer enchimento quando "quente" será subenchido. Mais um equívoco que continua a perpetuar-se....
Se você está se referindo ao meu enchimento, a transmissão não estava quente, por isso eu disse "aquecido".

#24 ·
atualização semana 3

Esta semana drenamos e enchemos com Valvoline Max life Dextron VI. Isso foi apenas para meu conhecimento de informações de avarias. sem problemas de formação de espuma com fluido multi-carro Castrol Transmax import. Eu me conecto com BaliDawg esta semana para ver se preciso atualizar o software. Este cara foi ótimo. ele ajudou a baixar o software INPA. Scott trabalhou comigo por 1,5 horas para ver se eu precisava atualizar o motor e a transmissão. Eu não precisava de uma atualização do motor da ECU. Eu precisava de uma atualização da transmissão. Após a atualização, Scott me guiou sobre como usar o software. Limpou todos os códigos do motor e da transmissão. Deu uma volta. Isso "CORRIGIU PROBLEMAS DE REDUÇÃO DE MARCHA DE 2ª PARA 1ª. A tarefa final é conectar o software INPA, executar o BMW até que a temperatura da transmissão atinja 90 a 125 F, retirar a tomada para encher (o manual diz que o fluido deve escorrer da tomada de enchimento) OBSERVAÇÃO certifique-se de que o carro esteja funcionando e o carro esteja nivelado.
Recomendo usar. dois polegares para cima para Scott (BaliDawg).

#26 ·
Desculpe a chatice, mas eu queria esclarecer algo. Valvoline MaxLife (garrafa vermelha) não é Dexron VI. A Valvoline diz que é compatível, mas se você precisar de Dex 6, você deve usar seu fluido Dex 6 específico (garrafa azul). Ou talvez eu seja o único confuso. Aqui está a folha PI de onde eu tirei do site deles.
US_Val_MLMultiVehicle_ATF_EN.pdf - DocuSign CLM
Eu usaria o fluido Dexron VI.

#28 ·
Desculpe a chatice, mas eu queria esclarecer algo. Valvoline MaxLife (garrafa vermelha) não é Dexron VI.
Na verdade, diz: "Se um produto licenciado pela OEM for oferecido, eles recomendam o Valvoline Dexron VI". Se você quer um OEM, então pegue um OEM, caso contrário, use o Valvoline. Contanto que atenda/exceda as especificações da BMW, não há problema.

#27 ·
Você deve seguir uma diretriz semelhante, mas modificá-la um pouco. Para você, "vitalício" deve ser lido como "vida útil da garantia". Isso significa algo como 160.000 milhas de uso típico ou 96.000 milhas de serviço pesado. Não deve significar 48.000 milhas, porque você está aumentando o risco de uma falha sem melhorar significativamente a longevidade. Não deve significar 800.000 milhas porque os pacotes de aditivos se degradam e o envelhecimento inesperado pode acontecer. Não deve significar a adesão inquestionável aos fluidos da marca BMW que funcionam com tudo, porque você tem a vantagem de saber com antecedência a transmissão GM ou ZF específica que você estará consertando.

#30 · (Edited)
Encontrei este tópico depois de pesquisar por ATF para o 325xi 5L40-E. O catálogo de peças lista tanto o ATF 2 (ZF Lifeguard 6) 83222305396 (ou 83220142516) quanto o Dexron VI 83222163514 ou 83222167718. Coloquei Pentosin ATF 1 nele antes. Estou substituindo a transmissão agora (já estava ruim e 2 drenagens e enchimentos não ajudaram) e escolhi Liqui Moly TOP TEC 1800 porque custa menos e tem ambas as aprovações. Pentosin ATF1, ATF6 ou qualquer fluido Dexron VI deve ser bom. Um ATF Allison TES-295, como o Mobil Delvac 1, também pode ser bom.

#31 · (Edited)
Isto é interessante. A transmissão foi feita para e originalmente preenchida com um fluido aprovado Dexron III. De acordo com este engenheiro aposentado da Allison e membro do Comitê GM ATF, o Dexron VI pode não ser bom para ela se tiver vedações de viton. Ele diz que os ATF TES-295 seriam uma escolha melhor para transmissões Dexron III mais antigas.

#32 ·
A transmissão foi feita para e originalmente preenchida com um fluido aprovado Dexron III.
O ATF original NÃO era Dexron III, mas sim um fluido híbrido formulado para longa vida útil, semelhante ao Dexron III.
Você pode colocar qualquer fluido que quiser, mas a GM recomenda Dexron VI para sua transmissão automática GM no E46.

#34 ·
Ainda não encontrei nenhum documento oficial da BMW ou GM que especifique Dexron VI para esta transmissão. A lista de fluidos aprovados da BMW não lista esta transmissão em Dexron VI. Diz para colocar o fluido correto com base no rótulo anexado à transmissão. No manual do proprietário do Cadillac STS 2006, ele especifica Dexron VI para a transmissão automática de 6 velocidades, mas ainda especifica Dexron III para esta transmissão automática de 5 velocidades. Então, vou continuar usando um ATF do tipo Dexron III para ficar do lado seguro. Pentosin ATF1, Liqui Moly Top Tec 1200 e Castrol Autran Syn / Transynd são ATFs do tipo Dexron III. A especificação mais recente do tipo Dexron III é TES-668. É compatível com versões anteriores com TES-295 e outros ATFs Dexron III. Manual do Proprietário do Cadillac STS 2006

#36 · (Edited)
Aqui está um documento da GM sobre o 5L40 de 2009 e eles afirmam que ele é preenchido com Dexron III de fábrica. Isso é muito depois que o Dexron VI se tornou disponível.

Decidi usar o BP Autran Syn 295. É um fluido Dexron III e totalmente sintético. Ele deve exceder as especificações do óleo dino original Dexron III, ETL-8072B ou ETL-7045. A Napa tem recipientes de 1 galão por US$ 43,99.

Aqui está uma ficha de especificações: https://shop.sclubricants.com/pub/media/pds/misc/BP-Autran-Syn-295.pdf

Não importa se o Dexron VI é melhor que o Dexron III, porque se o 5L40 tiver vedações Viton, um fluido Dexron VI pode endurecê-las e fazê-las vazar. Os fluidos Allison TES-296 e TES-668 são testados com vedações Viton de acordo com o engenheiro da Allison. As especificações da Allison também são muito mais recentes que o Dexron III e feitas de "fluidos de base sintéticos de alta VI".

#37 ·
Aqui está um documento da GM sobre o 5L40 de 2009 e eles afirmam que ele é preenchido com Dexron III de fábrica. Isso é muito depois que o Dexron VI se tornou disponível.

Decidi usar o BP Autran Syn 295. É um fluido Dexron III e totalmente sintético. Ele deve exceder as especificações do óleo dino original Dexron III, ETL-8072B ou ETL-7045. A Napa tem recipientes de 1 galão por $43,99.

Aqui está uma ficha de especificações: https://shop.sclubricants.com/pub/media/pds/misc/BP-Autran-Syn-295.pdf

Não importa se o Dexron VI é melhor que o Dexron III, porque se o 5L40 tiver vedações Viton, um fluido Dexron VI pode endurecê-las e fazê-las vazar. Os fluidos Allison TES-296 e TES-668 são testados com vedações Viton de acordo com o engenheiro da Allison. As especificações da Allison também são muito mais novas que o Dexron III e feitas de "fluidos de base sintéticos de alta VI".
Como foi? Estou procurando trocar a junta da cárter da transmissão (posso também trocar o filtro) pois está vazando e não tenho certeza de qual fluido pegar. Tenho um 04 325i automático com a transmissão GM. Tenho 238 mil milhas ai meu Deus e desde que peguei o carro em 2019, não fiz a manutenção da transmissão. Não sei a última vez que o fluido foi trocado.

Se houver limalhas de metal, posso reutilizar o fluido após trocar a junta. Mas para completar se o fluido estiver baixo... Quero saber qual fluido posso misturar com o fluido mais antigo. Posso até fazer isso? Preciso trocar a junta e o filtro e completar o fluido de qualquer maneira.

Estou tendo aceleração instável e alguma patinagem e ouvi dizer que pode ser o termostato no reservatório de expansão, o termostato entope ou o que for e não resfria o fluido adequadamente, o que faz com que o fluido na transmissão fique muito quente e basicamente se afine para a viscosidade da água, fazendo com que a transmissão patine. Mas a cárter da minha transmissão está molhada e definitivamente vazando, então quero resolver isso.

#39 ·