E46 Fanatics Forum banner

O que falha nos componentes internos do M54 com alta quilometragem?

27K views 27 replies 16 participants last post by  Anticdubai  
#1 ·
Olá pessoal, estava só a perguntar... O que geralmente falha internamente nestes motores quando a quilometragem ultrapassa os 200.000 ou 300.000? Sei que alguns conseguiram chegar lá, e estou a perguntar-me quais são geralmente as falhas finais. Obrigado.

Além disso, até onde as transmissões GM chegaram? A minha está a chegar perto dos 200.000 km (motor com 94.000 km), mas as mudanças estão ótimas depois de trocar o óleo há 20.000 milhas com Redline.

#2 ·
As peças são de metal, por isso devem durar muito tempo, exceto os guias de corrente de plástico. Eu diria que o guia falhou se o novo ruído da corrente fosse ignorado, então a corrente saltou sobre a roda dentada e dobrou as válvulas ou causou mais danos.

#3 ·
Não é que algo falhe de forma espetacular e exploda, é uma degradação gradual. Por exemplo, anéis de óleo, mancais de biela, tuchos e superfícies de contato. Por maiores tolerâncias devido ao desgaste, a compressão diminuirá, a potência diminuirá. Além disso, maiores tolerâncias levarão ao aumento do consumo de óleo, menor pressão de óleo, o que inevitavelmente resultará em cames riscadas, desgaste exponencial dos rolamentos, etc. Isso pode parecer assustador, mas os motores BMW têm tolerâncias muito apertadas, por isso geralmente duram muito tempo. As peças de plástico e os sensores, no entanto, são outra história.

#5 ·
não é que algo falhe de forma espetacular e exploda, é uma degradação gradual. Por exemplo, anéis de óleo, mancais de biela, tuchos e superfícies de acoplamento. Por tolerâncias aumentadas devido ao desgaste, a compressão diminuirá.
+1 sobre isso.

Kburger deste fórum tem 700k em seu motor M54, eu tenho 410k em meu M54 (E39 '03 530i) que estou dirigindo diariamente. Também desmontei 6-8 motores M54 para consertar juntas de cabeçote ou substituir anéis de pistão, etc.

Um M54 bem conservado e bem usado pode durar muito tempo. A compressão no meu motor de 410k diminuiu e está perto do fundo das especificações mínimas da BMW de 10 a 11 bar (145 a 160 psi). Mas ele funciona bem e tem bastante potência para mim. O consumo de óleo não é escandaloso.

Quando desmonto motores, normalmente vejo muito pouco desgaste - surpreendentemente pouco no conjunto rotativo inferior, incluindo munhões e mancais de biela e rolamentos. Isso é tão consistente que raramente tiro uma tampa de manivela. 50's kid fez alguns vídeos legais no youtube sobre a criação do projeto de seu motor - medindo o desgaste nos furos dos pistões, etc., o que você pode gostar.

vimos falhas na porca da bomba de óleo em situações de alta tensão (situações de corrida), e recentemente vimos um M54 de 6 cilindros pular uma corrente de comando, mas esses são raros e não necessariamente encontrados em motores de alta quilometragem.

Continue dirigindo-o.

#6 ·
Desmontei 2 motores M54 (e reconstruí 1) com +- 300 mil km (190 mil milhas). As únicas coisas que realmente mostraram sinais de desgaste foram as capas dos rolamentos e as guias da corrente. (não medi os anéis do pistão, pois os substituí de qualquer maneira pelo pequeno custo extra)

#7 ·
Depende do país de onde você é. Se você é da Alemanha, os mancais de biela acabarão por estragar e as pessoas geralmente os substituem antes de atingir 200.000 milhas. Nos EUA, não há realmente muita coisa que dê errado, mesmo além dessa quilometragem.

#8 ·
Depende de que país você é. Se você é da Alemanha, os mancais de biela acabarão por ser danificados e as pessoas geralmente os substituem antes de atingir 200.000 milhas. Nos EUA, não há realmente muita coisa que dê errado, mesmo além dessa quilometragem.
Por que isso pode ser? Combustível ou óleo diferentes? RPM alto sustentado na marcha mais alta na Autobahn?

#11 ·
Todos os plásticos, e isso inclui
guias de corrente, plásticos de refrigeração e anéis de vedação no Vanos, etc.

Pistões BMW tradicionalmente desgastam nas sedes dos anéis, e então os anéis ficam mais soltos e
mais soltos, eventualmente quebrando e destruindo os pistões.

Mas TODO o desgaste do metal é baseado no intervalo de troca de óleo e nos padrões de uso.
Se o motor teve óleo novo a cada 7500 km e foi aquecido completamente
CADA vez antes da linha vermelha, e passou a maior parte de sua vida a 50% ou menos da linha vermelha,
pode NUNCA desgastar nada.

Ou a corrente de acionamento da bomba de óleo pode finalmente gritar 'chega' e se enrolar na árvore de manivelas
enquanto o motor roda sua milionésima hora. Mas não há nada que inerentemente 'desista'.

Cames desgastam. Anéis desgastam. Mas mancais de óleo podem durar quase para sempre.

Desgastá-lo mais rápido é sempre mais divertido.

#12 ·
Das minhas observações de espreitar e contribuir para este fórum durante muitos anos
- Não me lembro de nenhuma história de falha de rolamento / pistão / biela / cambota num motor original de fábrica. Nos fóruns E60//M5 v10, encontrará muitas histórias de falha de rolamentos de biela. Tinha algo a ver com o material de que eram feitos, que falhou prematuramente
- Não me lembro de nenhuma história de falhas de motor devido a 'money shifts' - excessos de velocidade mecânicos que podem ser encontrados nos fóruns de outros fabricantes.
- Houve inúmeras histórias que começam com um sobreaquecimento que subsequentemente leva a uma cabeça empenada - junta da cabeça queimada / reconstrução do motor / roscas despojadas no bloco - pesadelos.
- A minha conclusão é não sobreaqueça o seu motor e ele sobreviverá à carroçaria à sua volta. Mas isto não é exclusivo da BMW. Já não consigo encontrar o documento, mas no início dos anos 2000 a Ford comunicou aos seus concessionários que a maioria das falhas de motor era causada pela falta de manutenção do sistema de arrefecimento e pelos sobreaquecimentos resultantes.

Os meus BMW são carros para uso diário - não carros de hobby. Não são conduzidos com força e para manutenção são apenas mudanças de fluidos de rotina no prazo. Tudo o resto é conforme necessário. Gostava que a BMW pudesse fazer juntas que durassem mais de 5 anos e sistemas PCV que funcionassem. Isso reduziria consideravelmente o meu 'tempo sob o capô'.

#13 ·
De minhas observações espreitando e contribuindo para este fórum por muitos anos
- Não consigo me lembrar de nenhuma história de falha de rolamento / pistão / biela / virabrequim em um motor original de fábrica. Em fóruns E60//M5 v10, você encontrará muitas histórias de falha de rolamento da biela. Tinha algo a ver com o material de que eram feitos, que falhou prematuramente
- Não consigo me lembrar de nenhuma história de falhas de motor por 'mudanças de dinheiro' - excessos de velocidade mecânicos que podem ser encontrados em fóruns de outros fabricantes.
- Houve inúmeras histórias que começam com um superaquecimento que subsequentemente leva a uma cabeça empenada - junta do cabeçote queimada / reconstrução do motor / roscas danificadas no bloco pesadelos.
- Minha conclusão é não superaqueça seu motor e ele viverá mais do que a carroceria ao seu redor. Mas isso não é exclusivo da BMW. Não consigo mais encontrar o documento, mas no início dos anos 2000, a Ford comunicou a seus revendedores que a maioria das falhas de motor foi causada pela falta de manutenção do sistema de resfriamento e os superaquecimentos resultantes.

Meus BMWs são motoristas diários - não carros de hobby. Eles não são dirigidos com força e para manutenção são apenas trocas de fluidos de rotina no prazo. Todo o resto é conforme necessário. Eu só queria que a BMW pudesse fazer juntas que durassem mais de 5 anos e sistemas PCV que funcionassem. Isso reduziria consideravelmente meu 'tempo sob o capô'.
Exatamente. Os rolamentos inferiores dos motores M54 são da velha escola de composição. Os mais recentes são desprovidos dos metais mais macios (impactando a água subterrânea). Então eles são muito duros e muitas vezes agarram-se ao virabrequim com uma falha catastrófica. Nós nos esforçamos para substituí-los por rolamentos tradicionais de materiais/folgas padrão. Geralmente provenientes da King Bearings ou BE Bearings.

#19 ·
Eu tinha 236.000 km no meu E46 330i quando foi destruído por uma senhora. Zero mecânico interno com qualquer coisa errada, sempre com aquele M54. Zero. Eram todos os acessórios aparafusados e juntas que viraram bacon com o calor gerado. Motor resistente se você for bom em trocar o óleo e manter o resto, especialmente o sistema de arrefecimento. Eu usei aquele carro diariamente, todos os dias que o dirigi.

A única grande desvantagem são os anéis do pistão e a passagem de óleo. Uma vez que isso começa a acontecer com um M54, lá está sua vida, adicionando óleo religiosamente, com frequência, sempre. Se isso te incomoda de alguma forma e você não se importa com um pouco menos de potência, pegue um M52B28, eles estão próximos da potência do M54M30, mas não vazam óleo em comparação.

#24 ·
Eu nem diria que dirigir na Autobahn tem tudo a ver com isso, tanto quanto o motorista do carro. Eu costumava atingir regularmente o corte do governador no meu 323ci, que era em torno de 136 MPH na Autobahn. As RPMs estavam bem próximas do máximo na quinta marcha e provavelmente era bastante difícil para o motor por períodos prolongados, então eu geralmente evitava isso por períodos maiores que 10 minutos. As únicas vezes que isso foi possível foram tarde da noite ou em uma manhã de domingo. Todas as outras vezes eu ficava irritado por estar andando em velocidades de 3 dígitos só para ter que reduzir para 90 km/h porque um caminhão estava ultrapassando outro caminhão ou um Renault Twingo ultrapassando um trailer. Na maioria das vezes, você só pode andar em qualquer lugar de aproximadamente 60-120 MPH durante a semana de trabalho de qualquer maneira e cerca de 80 MPH (130 km/h) é o que a maioria das pessoas faz. Sem mencionar que os preços da gasolina alemã foram suficientes para impedir até mesmo algumas pessoas com Porsches de dirigir nas faixas lentas às vezes.

Apesar de tudo isso, com 190.000 milhas, meu motor ainda funciona bem. Os últimos três anos que estou de volta aos Estados Unidos provavelmente prolongaram a vida útil do motor, já que não ouso ultrapassar 80 MPH na Virgínia.

#25 ·
Se a Rússia também não tem esse problema, talvez tenha a ver com o óleo e a cultura da troca de óleo. Como eu disse, a maioria dos alemães (especialmente os não entusiastas) trocará o óleo a cada 20.000 milhas ou uma vez a cada dois anos. Alguns podem fazer 15.000 milhas ou uma vez por ano. Um contraste marcante com a cultura americana, que dita 5.000 milhas ou duas vezes por ano.

#26 ·
Se a Rússia também não tem esse problema, talvez tenha a ver com óleo e a cultura da troca de óleo. Como eu disse, a maioria dos alemães (especialmente os não entusiastas) trocará o óleo a cada 20.000 milhas ou a cada dois anos. Alguns podem fazer 15.000 milhas ou uma vez por ano. Um contraste marcante com a cultura americana, que dita 5.000 milhas ou duas vezes por ano.
É possível, embora a verdade sobre o óleo seja que mesmo o óleo muito sujo ainda lubrifica o suficiente para manter o motor seguro.
Há membros do fórum que trocam continuamente o óleo em longos intervalos, com base em sua confiança nos relatórios do laboratório Blackstone. Duvido que eles enfrentem a substituição do rolamento tão cedo.
O problema com o óleo velho é que o produto da combustão contamina o óleo o suficiente para que ele comece a depositá-los no motor e, possivelmente, obstruir passagens e restringir o fluxo de óleo em áreas críticas. Nesse caso, você pode ter eventos catastróficos. Mas isso exige negligência séria, e os 20.000 km recomendados pela BMW não são o caso, não para o M54. Esses longos intervalos levam iminentemente ao consumo de óleo devido ao cozimento dos anéis de óleo, mas não a danos nos rolamentos.

#27 ·
Além disso, a maioria dos M54 na Alemanha serão os b22 ou b25, portanto, com menor cilindrada (que não dura tanto) e, devido à relação de transmissão mais curta, operando em rotações mais altas em geral. O 320i, por exemplo, vem com uma caixa de 5 velocidades e diferencial 3,38 de fábrica. Portanto, as rotações são incrivelmente altas o tempo todo. Embora o problema persista no b30 também, não tenho certeza.

#28 ·
Qual é a causa mais provável, na sua opinião? Nem todos os M54 na Alemanha sofrem do problema de rolamento, mas há o suficiente para que seja uma questão de que todos estão cientes. Pode também ser uma questão de definição/cultura, uma vez que não é incomum que carros de uso diário normais lá passem por reconstruções de motor por um preço relativamente baixo devido ao desgaste (mesmo que não estejam realmente tão desgastados), enquanto ninguém nos EUA que não seja um entusiasta faria isso, a menos que o motor estivesse literalmente destruído.

Além disso, a maioria dos M54 na Alemanha serão os b22 ou b25, portanto, menor cilindrada (que não dura tanto) e, devido à relação de transmissão mais curta, operando em rotações mais altas em geral. O 320i, por exemplo, vem com uma caixa de 5 velocidades e diferencial 3,38 de fábrica. Portanto, as rotações são incrivelmente altas o tempo todo. Embora o problema persista no b30 também, não tenho certeza.
Eu não tinha ideia de tal problema existir com o m54 na Alemanha, a menos que você o tenha mencionado há alguns meses.
Vamos supor que você o tenha de entusiastas alemães da BMW com quem você está em contato. Não posso julgar a confiabilidade dessa informação, ou seja, se existem estatísticas reais, mas parece que o problema está acontecendo com frequência suficiente para ser notado, então não tenho motivos para duvidar (ao contrário de coisas como ''travamentos divertidos da embreagem e ventiladores explodindo'' - todo mundo ouviu essas histórias assustadoras, mas alguém realmente viu isso?)
Como tal problema parece não existir nos EUA e no resto do mundo, a única diferença que eu poderia ver é o regime de velocidade nas estradas do país. O óleo não é a razão. O tempo não é.
Mais uma coisa que possivelmente poderíamos levar em consideração - a quantidade de mecânicos qualificados capazes de lidar com BMWs - e provavelmente a cultura geral do carro. O que quero dizer é: se algum problema aparecer, diagnóstico adequado e as medidas certas para corrigir o problema - em vez de ''bom barulho sempre se mostra, então apenas dirija e vamos ver''.
Você está certo, nem todo bimmer na Alemanha sofre de tal problema - mas, claramente, nem todo mundo usa a faixa esquerda na authoban. Portanto, seria interessante ouvir de pessoas que enfrentam a substituição de rolamentos sobre seus padrões de direção.