E46 Fanatics Forum banner

Passar cabos de som aftermarket para a mala

4.7K views 14 replies 6 participants last post by  bdodds  
#1 ·
Olá a todos, sou novo no mundo da BMW depois de ter possuído Audis por 25 anos. Acabei de comprar um conversível M3 '06 e quero substituir a navegação de fábrica por algo do mercado de reposição. Ainda estou lendo posts sobre a comparação das opções disponíveis, mas, independentemente do que eu escolher, sei que terei que passar cabos da unidade principal para o porta-malas. Meu carro tem o áudio H-K, se isso fizer alguma diferença. O que estou procurando é, espero, algum tipo de guia ou post ou vídeo que mostre a melhor maneira de passar cabos do painel para o porta-malas. Eu tinha algumas pistas promissoras que acabaram levando a 404s aqui, infelizmente, então eu pensei que seria um novato e postaria uma pergunta. Agradeço qualquer ajuda ou orientação, espero que alguém saiba onde posso encontrar essas informações. Muito obrigado!

#2 ·
Olá a todos, sou novo no mundo da BMW depois de ter possuído Audis por 25 anos. Acabei de comprar um conversível M3 '06 e quero substituir a navegação de fábrica por algo aftermarket. Ainda estou lendo posts sobre a comparação das opções disponíveis, mas, independentemente do que eu escolher, sei que terei que passar cabos da unidade principal para o porta-malas. Meu carro tem o áudio H-K, se isso fizer alguma diferença. O que estou procurando é, esperançosamente, algum tipo de artigo ou post ou vídeo que mostre a melhor maneira de passar cabos do painel para o porta-malas. Eu tinha algumas pistas promissoras que eventualmente levaram a 404s aqui, infelizmente, então pensei em ser um novato e postar uma pergunta. Agradeço qualquer ajuda ou orientação, espero que alguém saiba onde posso encontrar essas informações.

Muito obrigado!
O que você planeja instalar para achar que precisa passar cabos para o porta-malas? Você tem a unidade principal BMW NAV?

#4 ·
Sim, a cabeça BMW NAV é o que eu tenho, e pelo que li, isso precisaria de alguma fiação para as cabeças do mercado de reposição como o AVANT4 ou similar. Estou entendendo errado? (bem possível)
A unidade BMW NAV tem a maior parte da eletrônica de fábrica no porta-malas. Se você for instalar uma unidade principal que reutilize a fiação de fábrica, amplificadores, alto-falantes, etc., então você precisaria passar um cabo da unidade principal de substituição para o porta-malas para que você possa interagir com a eletrônica de fábrica. Este seria o caso com as unidades principais AVANT4 ou baseadas em Android no mercado.

Se você não for reutilizar a eletrônica de fábrica, a resposta dependerá do que você está tentando fazer.

#5 ·
Sim, pretendo reutilizar os amplificadores e altifalantes tanto quanto possível. De qualquer forma, procuraria a melhor forma de encaminhar a cablagem da bagageira para a localização da unidade principal - de preferência com algumas instruções sobre a remoção da guarnição, etc., pois estas coisas estão a ficar um pouco frágeis aos 17 anos. Quero ter a certeza de fazer bem, em vez de tentar e errar.

#6 ·
Eu acho que, idealmente, gostaria apenas de instalar uma unidade principal, mas isso só parece ser possível se você tiver os rádios de um único DIN, então, excluindo isso, gostaria de fazer o mínimo de trabalho possível para obter algo como um AVANT4 conectado. O que parece ser a execução de cabos até o fim. Então, estou apenas tentando determinar a melhor maneira de realizar isso sem quebrar as coisas.

#7 ·
Eu passei cabos da unidade principal para a mala. A melhor opção é atrás da unidade principal para a esquerda, passando pela coluna de direção, por baixo da guarnição interior por baixo da porta, até ao fundo (atrás do painel lateral traseiro, se for um coupé). Há um buraco atrás do encosto dos bancos traseiros por onde pode passar a fiação. O mesmo pode ser feito do lado direito do carro em vez do lado esquerdo, mas eu estava pensando no lado esquerdo, já que o seu amplificador HK já está no lado esquerdo na mala. Se remover a guarnição do chão por baixo das portas (não sei exatamente como se chamam), use uma destas ferramentas para remover as presilhas interiores e coloque a ferramenta diretamente por baixo da presilha. NÃO puxe a guarnição em si, pois ela vai quebrar onde a presilha está!

• Like
Reactions: bdodds
#8 ·
Eu passei cabos da unidade principal para o porta-malas. A melhor opção é atrás da unidade principal para a esquerda, passando pela coluna de direção, por baixo da guarnição interior por baixo da porta, até a parte de trás (atrás do painel lateral traseiro, se for um coupé). Há um buraco atrás do encosto dos bancos traseiros por onde você pode passar a fiação. O mesmo pode ser feito do lado direito do carro em vez do lado esquerdo, mas eu estava pensando no lado esquerdo, já que seu amplificador HK já está no lado esquerdo no porta-malas. Se você remover a guarnição do assoalho abaixo das portas (não sei exatamente como são chamadas), use uma dessas ferramentas para remover os clipes internos e coloque a ferramenta diretamente sob o clipe. NÃO puxe a própria guarnição, pois ela vai quebrar onde o clipe está!
Este é um bom resumo, então não vou repetir. Sugiro que você passe o cabo pelo lado esquerdo do carro porque, do lado direito, há um cabo pesado de 12V que pode causar interferência, a menos que seu cabo de sinal seja blindado de alguma forma. Evite remover as soleiras das portas, pois há >90% de chance de você quebrá-las devido à idade. Basta colocar o cabo por baixo da soleira o melhor que puder. Como você tem um conversível, precisará remover o banco traseiro e colocar o cabo atrás do painel lateral e alimentá-lo no porta-malas por uma abertura. Aqui está meu filho passando um cabo para a câmera de ré conectado a uma unidade Eonon. Optamos por passá-lo pelo lado direito porque não é um cabo de sinal de áudio, então passá-lo pelo cabo pesado de 12V não importa. Observe o pino de madeira que usamos para passar o fio pela abertura no porta-malas.

#10 ·
Fiz um pouco diferente do que acima. Em vez de correr atrás do painel, passei a fiação (no meu caso, o fio da câmera traseira e rca para o subwoofer) pela console central até a dobra que corre logo abaixo dos bancos dianteiros. De lá, sob o banco do motorista (tive que tirar o banco) para a moldura da porta do lado do motorista.

Então, de lá, segui a moldura da porta de volta para a parte direita do banco traseiro e do encosto. Atrás da parte direita do encosto, existem juntas com fiação existente por onde você pode rotear seus fios.

Ao todo, você precisa remover o console central, o banco do motorista, a base do banco traseiro e a parte direita do banco traseiro para fazer isso. Também o painel da porta-malas do lado do motorista para que você possa puxar o fio.

Recomendo que você use fita de fiação automotiva se estiver usando mais de um fio. Existem locais amplos para colocar a fiação com grampos existentes ao longo desta rota.

Além disso, você deseja explicitamente passar esses fios do lado do motorista, pois o cabo da bateria de 12v está do lado do passageiro.

Atualmente, meu carro está desmontado, então posso tirar algumas fotos se isso te ajudar.

#11 ·
Sim para tudo acima!

Passe os fios pela consola central e pelos bancos traseiros... A maior dor de cabeça é colocar tudo de volta lol... mas principalmente passar o fio para a área entre o banco traseiro e a bagageira... Eu passei o meu par de fios de altifalante (16 ga) para os novos altifalantes e fiz com que se bifurcassem para a esquerda e para a direita... utilizando também a passagem OEM nas portas!

#12 ·
Muito obrigado a todos! Ok, parece que o lado do motorista ou a consola central é a abordagem, possivelmente sob o assento, e como eu suspeitava, com o mínimo de remoção de painel que eu puder. Remover o assento é assustador, mas vou ver no YouTube, talvez não seja tão ruim.

Tenho vários reparos na consola para fazer ao mesmo tempo, então talvez o meio seja o caminho - de qualquer forma, vou relatar como me saio. Muito obrigado, novamente, a todos. Vocês tornam isso um pouco menos assustador.

#13 ·
Muito obrigado a todos! Ok, parece que o lado do motorista ou a consola central é a abordagem, possivelmente sob o assento, e como eu suspeitava, com o mínimo de remoção de painel que eu puder. Remover o assento é assustador, mas vou ver no YouTube, talvez não seja tão ruim.

Tenho uma série de reparos na consola para fazer ao mesmo tempo, por isso, talvez no meio seja o caminho - de qualquer forma, vou relatar como me saio. Muito obrigado, mais uma vez, a todos. Vocês tornam isso um pouco menos assustador.
Remover o assento são 4 parafusos e desconectar o cabo se você tiver assentos elétricos. Super fácil e uma boa oportunidade para aspirar 20 anos de moedas e poeira lá embaixo.