E46 Fanatics Forum banner

Superaquecimento em marcha lenta

28K views 80 replies 14 participants last post by  SamxK  
#1 ·
Tenho um Automatic 2000 323i, ele superaquece em marcha lenta. Os medidores de temperatura começam a subir lentamente, mas diminuem quando ligo o aquecimento no máximo. Recentemente (nas últimas três semanas) troquei o seguinte:
1) Radiador
2) Kit do reservatório de expansão
3) Todas as mangueiras
4) Tubo do aquecedor
5) Kit CCV
6) Termostato da transmissão
Preciso da sua ajuda para identificar o problema. Não tenho certeza se é o termostato, a bomba d'água ou a embreagem da ventoinha. Eu realmente não quero perseguir um fantasma. Obrigado!

#4 ·
Se o carro estiver superaquecendo ou ficando muito quente, a ventoinha deve estar BLOQUEADA.
É isso?
Caso contrário, duas coisas estão acontecendo.
A: A embreagem da ventoinha não está boa.
B: Sistema não purgado corretamente e radiador está frio.

Muito provavelmente "A".

#6 ·
Tenho um 323i Automatic 2000, ele superaquece em marcha lenta. Os medidores de temperatura começam a subir lentamente, mas diminuem quando ligo o aquecimento no máximo. Recentemente (nas últimas três semanas) troquei o seguinte:
1) Radiador
2) Kit do reservatório de expansão
3) Todas as mangueiras
4) Tubo do aquecedor
5) Kit CCV
6) Termostato da transmissão

Preciso da sua ajuda para identificar o problema. Não tenho certeza se é o termostato, a bomba d'água ou a embreagem do ventilador. Eu realmente não quero perseguir um fantasma. Obrigado!
Por que você fez todo esse trabalho? Foi apenas manutenção preventiva? Ou houve uma razão específica para você ter substituído tudo isso?

#48 ·
A tubulação do aquecedor estourou e superaqueceu o carro. Então o radiador rachou perto do parafuso de drenagem. O resto dos itens foram substituídos como medida preventiva, já que tenho tudo aberto.
Eu perdi este post antes. OP pode ter uma junta do cabeçote queimada. Vamos ver o que sua oficina diz.

#8 ·
Enrole um jornal, o carro está totalmente quente (não superaquecendo), o ventilador deve tentar picar o jornal. Se você pode pará-lo facilmente e/ou girá-lo para trás, está estragado.

O pré-requisito é que o termostato tenha aberto e o líquido de arrefecimento quente esteja agora no radiador. O ar quente ativa a embreagem do ventilador.

#9 · (Edited)
No E46, a ventoinha elétrica é a ventoinha de arrefecimento principal e deve estar a funcionar corretamente. O sobreaquecimento em marcha lenta é normalmente porque a ventoinha elétrica falhou.

A sua transmissão automática E46 tem uma ventoinha elétrica "empurradora" na frente do radiador. Todos, exceto os primeiros E46 com transmissão manual, têm uma ventoinha elétrica "puxadora" atrás do radiador e sem ventoinha mecânica.

Verifique se a sua ventoinha elétrica está a funcionar quando a temperatura do motor sobe acima do normal.

Leia o Guia da Ventoinha Elétrica da BMW-North para todos os detalhes.
https://drive.google.com/file/d/1BMHsmEwoEuSPkOuTpuLRnETy1XTielvZ/view?usp=drivesdk

#15 · (Edited)
Fiz o teste do jornal e falhou. Encomendei uma nova embreagem.... Obrigado novamente.
Não compre a embreagem do ventilador Meyle... faz muito barulho porque agarra muito cedo e com muita frequência... Sachs ou Behr para embreagens de ventilador...

#22 ·
A mesma 'embreagem' é usada, quer o ar condicionado acione a ventoinha, quer a temperatura do líquido de arrefecimento -- se o ar condicionado acionou a ventoinha antes, e a ventoinha funcionou, a embreagem estava funcionando. Parece-me que você reduziu o problema a uma falha de relé ou de sensor de temperatura. Se for o mesmo relé que liga a ventoinha com o ar condicionado (não tenho certeza), então o problema é claramente com o sensor de temperatura. Acredito que o sensor que aciona a ventoinha não é o mesmo que envia um sinal para o medidor, mas não tenho certeza,

Minhas respostas são um pouco vagas, pois meu BMW nunca teve problemas de superaquecimento, mas a lógica é semelhante no meu LT1 Trans Am. Olhe para o gatilho, não para a ventoinha/embreagem, pois ela funciona quando o ar condicionado está ligado.

#23 ·
Se você tiver uma nova embreagem do ventilador e a proteção do ventilador estiver instalada, ela deve manter o carro 100% frio.
Você tem algumas possibilidades:

1) O sistema não está devidamente sangrado (você disse que fez, então esta é uma referência para outros) e nem todo o líquido de arrefecimento está no radiador: Metade superior do radiador é ar/vapor e não líquido de arrefecimento.
2) O termostato não está funcionando corretamente e espera muito tempo para abrir e enviar líquido de arrefecimento quente para o radiador para que a nova embreagem do ventilador faça seu trabalho.
3) A bomba de água não está fluindo corretamente.
4) O radiador pode estar entupido (interna e externamente) atuando como um trocador de calor MUITO ruim.

Eu começaria verificando o nível do líquido de arrefecimento frio para verificar o enchimento. Em seguida, ligue o carro com a tampa desligada (por um momento) e peça para alguém segurar o acelerador a 1.500 para verificar o fluxo.
Então eu veria se você pode soprar o radiador de dentro para fora. Você ficaria chocado com a quantidade de detritos/insetos que saem das aletas.

P: Com o carro começando a superaquecer, o ar sendo aspirado pelo novo ventilador/embreagem do ventilador está MUITO quente ou morno?

#24 ·
Antes de mais, obrigado a todos pela vossa ajuda e paciência... O radiador é novo e não acredito que esteja entupido. Para dar mais detalhes, tenho um scanner que mostra dados em tempo real. O sensor de temperatura do motor estava a indicar cerca de 240F quando o indicador começou a sobreaquecer. Tenho outra leitura para a temperatura de entrada do líquido de refrigeração e mostra cerca de 170F. Mudei o sensor de temperatura que está localizado na mangueira inferior do radiador (lado do passageiro). A ventoinha do ar condicionado (ventoinha auxiliar) só funciona quando o ar condicionado está ligado, mas para assim que o ar condicionado é desligado. Isso acontece mesmo quando o carro está a sobreaquecer. Além disso, fiz o teste do jornal na embraiagem nova e falhou quando o carro está a sobreaquecer. Para responder à pergunta sobre o ar da ventoinha, parece que o ar está morno quando o carro está a sobreaquecer...

#28 ·
O radiador é novo e não acredito que esteja entupido.
Para dar mais detalhes, tenho um scanner que exibe dados ao vivo. O sensor de temperatura do motor estava lendo cerca de 240F quando o medidor começou a superaquecer. Tenho outra leitura para a temperatura de entrada do líquido de arrefecimento e ela mostra cerca de 170F. Troquei o sensor de temperatura que está localizado na mangueira inferior do radiador (lado do passageiro). A ventoinha do ar condicionado (ventoinha auxiliar) funciona apenas quando o ar condicionado está ligado, mas para assim que o ar condicionado é desligado. Isso acontece mesmo quando o carro está superaquecendo.

Além disso, fiz o teste do jornal na embreagem nova e ele falhou quando o carro estava superaquecendo.

Para responder à pergunta sobre o ar da ventoinha, parece que o ar está morno quando o carro está superaquecendo....
Parece estranho que a temperatura de saída do líquido de arrefecimento na mangueira inferior do radiador seja 170F (parece muito baixa), enquanto a temperatura do líquido de arrefecimento do motor é 240F (muito alta), medida na parte traseira do motor sob o cilindro nº 6 sob a admissão, enquanto ao mesmo tempo o aquecedor está soprando ar morno.

Parece uma bolha de ar ou falta de fluxo de líquido de arrefecimento por algum motivo. Talvez sangrar novamente com a frente do carro elevada e confirmar o fluxo de líquido de arrefecimento, conforme mencionado acima na postagem nº 23.

#27 ·
Esperei até que o motor atingisse a temperatura ideal e peguei um monte de jornal e tentei impedir que a ventoinha girasse, pressionando suavemente contra as pás. Se a ventoinha parar de girar, então a embreagem não está engatada/travada para corresponder à velocidade do motor. Então, quando fiz isso, consegui parar a ventoinha de girar.

#30 ·
Então, com base no feedback acima, parece que tenho um problema de fluxo de água, pois pode estar preso no motor. Então, qual peça controla o fluxo de água, a bomba d'água ou o termostato? A propósito, não estou recebendo nenhum código, digitalizei o carro e nenhum código está presente...

#33 ·
Então, com base no feedback acima, parece que tenho um problema de fluxo de água, pois ela pode estar presa no motor. Então, qual peça controla o fluxo de água, a bomba d'água ou o termostato.... A propósito, não estou recebendo nenhum código, escaneei o carro e nenhum código está presente....
Tente o teste na postagem #23 acima, que envolve remover a tampa e observar se há fluxo de líquido de arrefecimento. Em um motor frio, eu acredito. A bomba d'água cria o fluxo, o termostato regula quanto vai para o radiador.

Sim, a falta de códigos de erro não significa que tudo está ok.