E46 Fanatics Forum banner

Remoção da ventoinha/embreagem mecânica

4.1K views 10 replies 8 participants last post by  Wills989  
#1 ·
Olá,

espero que alguém possa me dar algumas informações sobre o que fazer agora com o meu tempo.
Eu estava removendo a ventoinha da embreagem hoje para chegar à bomba d'água, eu não tinha as ferramentas para segurar a polia da bomba d'água.
Eu assisti a vídeos do YouTube e pesquisei no Google como fazer isso e descobri que você pode cunhar uma chave de fenda grossa entre os parafusos e, em seguida, bater na chave inglesa para soltar a porca da ventoinha.
Eu fiz isso, mas quando bati na chave inglesa, a chave de fenda escorregou dos parafusos e a polia da bomba d'água se moveu. O quanto ela se moveu foi mínimo, mas ainda se moveu o suficiente para eu ver.
Esta é apenas uma estimativa aproximada, mas estou dizendo talvez 5 mm de movimento.
Quando bati na chave inglesa e a chave de fenda escorregou, a porca não se soltou.
Eu não dei partida no carro porque estou preocupado com as possíveis consequências.
Qualquer ajuda e informação sobre o que fazer a seguir seriam muito apreciadas.

#3 ·
PONTO DE ORDEM
A porca é uma rosca invertida, você gira a porca para a direita para soltá-la.

Você não precisa de uma chave de fenda chata enorme, você só precisa de uma longa. Pegue as cabeças de dois dos parafusos que prendem a polia à embreagem e, em seguida, use uma chave adequada para soltar a porca, lembrando que a porca gira para trás. A porca não deve estar apertada porque a rotação do motor é tal que impede que a porca se solte. Você só precisa de alguns pés-libra de torque. Em teoria, você poderia girá-la e apertá-la com os dedos.

#7 ·
Eu comprei a ferramenta especial e odiei, uma chave grande era mais fácil de usar. Coloque a chave na porca e dê uma boa pancada, depois lembre-se de colocar anti-seize depois.
(y)Este é o segredo. Eu não tenho uma chave métrica grande o suficiente, então eu uso, IIRC, uma chave de 1-1/4". Uma ou duas pancadas com um martelo de inércia é tudo o que é preciso para soltá-lo (a menos que você esqueça que é uma rosca canhota...).

#6 ·
Eu não dei partida no carro porque estou preocupado com as possíveis consequências.
A correia escorregou e esta não é uma correia dentada. Há uma corrente de distribuição invisível e ela está a quilômetros de distância de você, então nenhum dano foi feito.

Da próxima vez que você parafusar a porca da ventoinha, não apenas aperte-a, mas gire-a à mão até encostar.

• Like
Reactions: Wills989
#8 ·
Quanto à porca da ventoinha, a coisa mais importante a lembrar é que ela tem rosca invertida. Então, como você normalmente gira uma porca para removê-la é o oposto. Então, esqueça o ditado "direita aperta, esquerda solta" aqui nesta porca em particular é o oposto.

• Like
Reactions: Wills989
#9 ·
Obrigado a todos pelas vossas respostas e ajuda. Eu estava sob a impressão de que a razão pela qual vocês o mantêm parado era para não mover quaisquer polias (superior e inferior) com as correias da última posição de desligar o carro.
Então, isso é um grande alívio para mim, pessoal.
Mais uma vez, muito obrigado pela vossa ajuda.