E46 Fanatics Forum banner

Fusível # 101

3.2K views 13 replies 3 participants last post by  A930rocket  
#1 ·
2005 330ci. 178 milhas

Então, estou trabalhando no meu ventilador do radiador e tentando descobrir por que ele não liga, o fusível número 37, o fusível de 50 ampères, está bom.

Posso SUPOR que, como tenho energia na conexão elétrica do radiador, o fusível número 101 está bom?

Este fim de semana, espero colocar meu software INPA em funcionamento com a ajuda de Bali, para verificar algumas coisas.
* O fio verde entre o DME e o conector elétrico foi verificado OK no MM.
* Desconectar o sensor na mangueira inferior do radiador não fez nada.
* O ventilador não funcionou quando liguei o motor pela primeira vez.

#2 · (Edited by Moderator)
Não posso dizer com certeza... mas tecnicamente o seu 01 deve corresponder às informações do E46.

Estou assumindo que você está ciente de que é um ventilador controlado por PWM. Você pode testá-lo com INPA, mas ele não ligará só porque você tem energia.
Outros fanáticos sugerem que você teste cada nível que o INPA oferece. É difícil para mim engolir, mas outros fanáticos dizem que encontraram uma situação em que o nível do ventilador funciona e outro não. Então, por mais mundano que seja, sugiro que você teste cada nível na tela de teste do INPA.

mapa de fusíveis... pesquisável com o navegador "encontrar"

#3 ·
A condução PWM está correta. Nunca usei o INPA, mas espero que isso possa me ajudar a identificar o que está errado.

Como meu ar condicionado funciona com a ventoinha inoperante e não consigo descobrir por que ele não está ligando corretamente, posso acabar instalando um interruptor no cockpit para operá-lo. Isso ou conectar algum tipo de transmissor controlado por temperatura.

#7 ·
PWM acionado está correto. Eu nunca usei INPA, mas espero que isso possa me ajudar a descobrir o que está errado.

Como meu ar condicionado funciona com a ventoinha não operacional e não consigo descobrir por que ele não está ligando corretamente, posso acabar instalando um interruptor no cockpit para operá-lo. Isso ou conectar algum tipo de transmissor controlado por temperatura.
Você não pode fazer isso com apenas um interruptor. Essa é a natureza da modulação por largura de pulso. Veja se ele liga com INPA. Essa é a chave. Se ele ligar com INPA, então sabemos que ele não está sendo acionado. Se a memória não me falha, ele é acionado com base no sensor de temperatura na parte inferior do radiador no lado do passageiro... mas resista à vontade de fazer qualquer coisa lá até testar com inpa. Você precisa saber se a ventoinha funciona. Pelo que vale, acabei de fazer o teste exato com INPA. Tenho alguns sensores extras, então, se você chegar a esse ponto, pergunte e farei uma leitura de resistência para você, e você pode testá-lo.
INPA ou o menu oculto tem a capacidade de exibir a temperatura desse sensor, o que pode ser útil.

#4 ·
Então, estou trabalhando no ventilador do meu radiador e tentando descobrir por que ele não liga, o fusível número 37, o fusível de 50 amperes, está bom.
O conector do ventilador deve ser verificado quanto a 12v e GND no conector, não apenas o F37. Mesmo com 12v e GND, o ventilador ainda precisa do sinal PWM -- fio pequeno -- do DME para funcionar.
Posso SUPOR que, como tenho energia na conexão elétrica do radiador, o fusível número 101 está bom?
Como o F101 afeta o circuito do ventilador?

#5 ·
O conector do ventilador deve ser verificado quanto a 12V e GND no conector, não apenas o F37. Mesmo com 12V e GND, o ventilador ainda precisa do sinal PWM - fio pequeno - da DME para funcionar.

Como o F101 afeta o circuito do ventilador?
Eu tenho 12 V no conector do ventilador, não apenas o fusível 37 de acordo com minha postagem original.

Do que eu li, o fusível 101 faz parte do motor do ventilador do sistema de resfriamento.

Image
Image

#13 ·
there are no serviceable parts And it seems the control module is 95% of the problem.
Abra a caixa do driver do motor e veja se algo parece óbvio; talvez só precise substituir alguns ICs do driver do motor que podem ser comprados na Digikey.

#11 · (Edited by Moderator)
Eu entendo. Mas ainda vejo um 3º fio lá (o fino) e é provável que seja um fio de Modulação por Largura de Pulso (PWM). A maneira comum de verificar isso é com um osciloscópio... mas você pode lê-lo facilmente com um voltímetro analógico barato (ele precisa ser analógico, eles têm na Lowes... cerca de 15,00 dólares), mas duvido que você precise dele com INPA.

#14 ·
Eles são envasados com epóxi. Dito isso, trabalho elétrico não é o meu forte e isso está além do meu modesto conjunto de habilidades.

Depois de testar meu ventilador antigo e o novo ventilador com 12v aplicados diretamente ao motor, vou arriscar e dizer que há algo mais acontecendo.🤷🏽‍♂️